Cupins e Descupinização?

Cupins e Descupinização ?

Cupins e Descupinização? Mas você sabe o que é descupinização? Trata-se de um serviço para controle de cupins, sejam os de madeira ou os subterrâneos. Antes de abordar o serviço vamos falar um pouco sobre esses insetos que são os cupins.

Reis, rainhas e operários são alguns dos integrantes do reino dos cupins. Reino? É, isso mesmo que você leu. Os cupins vivem em colônias onde as tarefas são distribuídas como em um palácio real.

           
À rainha e ao rei não cabem trabalhos cansativos como os que são atribuídos aos seus súditos.

O casal tem como função reproduzir, gerar filhotes. Quando a rainha é fecundada, ela pode pôr dois ovos por minuto! No fim do dia, ela chega a colocar de 20 mil a 30 mil ovos.

Reis e rainhas costumam viver de 15 a 45 anos. Na colônia, somente o casal real apresenta olhos, os demais indivíduos se guiam pelo olfato. Mais uma curiosidade: o rei é menor que os demais cupins e apresenta cor escura.

Mas quem zela pelos ovos da realeza? Isso já é trabalho de cupim-operário, assim como a perfuração de madeira e a busca e o armazenamento de alimento.

Como os operários têm muito a fazer e a segurança do cupinzeiro não pode ser comprometida, há, ainda, os cupins-soldados, que protegem o ninho contra outros animais que possam ameaçar o local.

Mas como é que nascem soldados, operários, reis e rainhas? Na verdade, a ninfa – larva do cupim – não tem identidade certa.

Depois de saírem dos ovos, elas se alimentam e se desenvolvem por cerca de duas semanas, quando, então, se revelam soldados, operários ou alados, que são cupins destinados à reprodução, aqueles que podem dar origem a uma nova colônia.

Exija Sampex. Empresa totalmente legalizada com todos os laudos. Ligue já (11) 5669 – 3000

Ilvair Assis