Controle pragas com venenos caseiros

Controle pragas utilizando venenos caseiros

Controle de pragasÉ comum encontrarmos alguns insetos em casa, especialmente em determinadas épocas do ano. E para o controle de forma mais rápida, a primeira atitude que tomamos é utilizar os venenos artificiais vendidos livremente no comércio. Porém, usar inseticidas de maneira indiscriminada e sem a proteção adequada pode ser prejudicial tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas, já que esses são tóxicos e afetam a saúde.

Utilizar materiais caseiros é uma opção menos nociva e bem mais barata para eliminar algumas pragas. Para quem pensa que é complicado preparar esses venenos caseiros, vamos dar aqui algumas receitas de inseticidas naturais e que você mesmo pode fazer em casa, cuidando da saúde da sua família sem prejudicar o meio ambiente.

  • Para controle de pulgões, cochonilhas e ácaros:

Ingredientes: Água e fumo de corda.

Como preparar: Ferver um litro d’água com 20 a 25 gramas de fumo de corda picado durante meia hora. O fumo deve ser bem forte. Coar em pano fino e juntar 4 litros de água limpa. Pode-se também colocar 100 gramas de fumo em 4 litros de água e deixar de infusão durante a noite, usando na manhã seguinte.

Como usar: Pulverize sobre as folhas atacadas por pulgões, piolhos, cochonilhas e colocar em formigueiros. Esperar 48 horas para ingerir hortaliças tratadas com este inseticida.

  • Para controle de fungos:

Ingredientes: Sulfato de cobre, cal virgem e água.

Como preparar: Colocar 200 gramas de sulfato de cobre em um saco de pano ralo e deixá-lo suspenso em 5 litros de água. Utilizando água morna o sulfato de cobre se dissolverá mais rapidamente. Pode-se deixar também o sulfato de cobre em suspensão na água de um dia para o outro. Colocar 200 gramas de cal virgem em um balde com pouca água. Se em trinta minutos não houver aquecimento da mistura não usar a cal porque ela não é de boa qualidade. Após a reação completa da cal, quando se forma uma pasta rala, completar o volume da água até 5 litros. Despejar a solução de sulfato de cobre sobre a solução de cal virgem. Nunca ao contrário. Mexer bem para que a cal não se decante. Coar a solução, colocar no pulverizador e completar o volume até 20 litros.

  • Para controle de formigas:

Como fazer: Plantar em volta da horta ou jardim, hortelã-pimenta ou cravo de defunto. Em maior escala plante gergelim, que as formigas vão cortar e levar para o formigueiro. Há duas versões para explicar seus efeitos: uma diz que o gergelim ao fermentar no interior do formigueiro libera um gás tóxico às formigas. Outra versão diz que o gergelim modifica a condição do fungo que alimenta as formigas provocando envenenamento.
Para acabar com formigas no açucareiro, basta colocar pedaços de casca de limão. Outra sugestão para espantar esses insetos é utilizar o cravo-da-índia. Espalhar fumo picado em locais frequentados por elas, como armários, pias, e outros, também ajuda a afastá-las. Se as formigas insistem em comer as plantas da casa, a dica é misturar borra de café com água, umedecer uma estopa e colocá-la ao redor da planta, repetindo o procedimento a cada 3 dias. Assim, as formigas finalmente deixarão seu jardim em paz.

  • Para controle de  baratas:

Materiais necessários: 100 gramas de ácido bórico (encontrado facilmente em farmácias), 1 cebola picada em pedaços bem pequenos, 1 colher (sopa) de farinha de trigo.

Preparo: Misture bem todos os ingredientes.

Aplicação: Faça bolinhas e distribua pela casa. (Caso possua animais, lembre-se de mantê-los afastados da mistura)

Outra sugestão é misturar partes iguais de açúcar e gesso, colocar a mistura dentro de tampinhas de plástico e espalhá-las em armários, móveis e demais lugares estratégicos. O gesso impedirá que a barata se reproduza, além de não fazer mal algum para os humanos.

 

Não adiantou ? Entre  em contato com a Dedetizadora Sampex, pelo telefone (11) 5669-3000, ou mande um email para contato@sampexpragas.com.br, usando o formulário ao lado, agende uma visita técnica gratuita!

Ilvair Assis