Curiosidades sobre abelhas: o que você conhece sobre as abelhas?

///Curiosidades sobre abelhas: o que você conhece sobre as abelhas?

Curiosidades sobre abelhas: o que você conhece sobre as abelhas?

Curiosidades sobre abelhas: o que você conhece sobre as abelhas?

abelhas curiosidadesAs abelhas são animas fascinantes. Seu estilo de vida, sua organização social e hierárquica, em algumas espécies, chega a ser mais complexo e organizado do que a dos humanos.

As abelhas são insetos sociais, pois, em sua grande maioria, convivem em harmonia nas colônias, que pode chegar a ter cerca de 60 mil abelhas.

As colônias são estabelecidas da seguinte forma: rainha, algumas dezenas de zangões e milhares de operárias, cada qual executando funções diferentes e imprescindíveis para o desenvolvimento da colmeia.

Principal componente da colmeia, a rainha mantém a harmonia no trabalho e é também a responsável pela reprodução. Seu tempo de vida é o mais longo dentro de todos os membros e pode chegar aos impressionantes seis anos.

Responsáveis por fecundar a rainha, os zangões servem para dar continuidade à vida na colmeia. Seu tempo de vida é curto, no máximo três meses, pois são executados pela rainha logo após a fecundação.

As operárias são responsáveis por várias funções dentro da colméia: pela manutenção da higiene, por garantirem o alimento e a água através da coleta do pólen e do néctar, pela produção da cera para formar os favos, pela alimentação da rainha, zangões e larvas por nascer, e ainda por cuidarem da defesa da família.

As abelhas também são animais muito importantes para o equilíbrio ecológico, pois através da polinização (método pelo qual transferem o pólen de uma flor para a outra) são responsáveis pela reprodução de diversas plantas.

Além disso, é por meio das abelhas que obtemos diversos alimentos e substâncias de extrema importância. Conheça alguns deles:

Mel: é o principal produto obtido a partir do trabalho das abelhas operárias. Fonte de alimento, o mel também contém diversas propriedades importantes que auxiliam o nosso sistema imunológico, além de possuir propriedades expectorantes e analgésicas.

Geléia real: trata-se de outra substância natural e fonte de compostos importantes para o nosso organismo, proveniente da secreção de abelhas jovens. Em sua composição, a geléia real concentra proteínas, carboidratos, enzimas, lipídios e minerais que são de extrema importância em vários processos, como por exemplo, no combate às doenças respiratórias, às úlceras e na regeneração celular.

Própolis: por possuir propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, anestésicas, dentre outras, o própolis é muito saudável e importante para a saúde.

2017-12-28T21:42:40+00:00
×
Olá, quer receber um orçamento?
Clique aqui!