Lixo reciclável: cores dos cestos para separação do lixo

Você está em: Home > Blog > Sustentabilidade > Lixo reciclável: cores dos cestos para separação do lixo

Lixo reciclável: cores dos cestos para separação do lixo

Lixo reciclavel – Cores dos cestos para separação do lixo

Muita gente tem consciência da importância de realizar a coleta de lixo para reciclagem, porém, o número de lixo reciclado no Brasil ainda é muito pequeno, em relação ao lixo produzido. Aqui, a maior parte do lixo vai parar nos aterros sanitários, que não recebem nenhum tratamento, polui o solo e ainda emite gases prejudiciais à nossa atmosfera, pois diversos materiais lá depositados levam centenas ou milhares de anos para se decompor.

O que fazer, então?

Coleta SeletivaPara melhorar a situação, as pessoas devem se informar onde existem pontos de coleta seletiva próximo. Em algumas cidades, passam caminhões que coletam material reciclável. Então, é só separar os materiais e entregar ou esperar que sejam coletados.

Quando houver a necessidade de levar seu lixo até um dos pontos de coleta, é preciso saber que existem lixeiras específicas para cada tipo de resíduo, que são diferenciadas pelas cores. Essas cores seguem um padrão internacional.

As mais comuns são: azul, vermelho, verde e amarelo, porém, existem outras que não são tão utilizadas no dia-a-dia, mas vale a pena conhecer:

Azul: papel e papelão

Vermelho: plástico

Verde: vidro

Amarelo: metal

Preto: madeira

Laranja: resíduos perigosos

Branco: resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde

Roxo: resíduos radioativos

Marrom: resíduos orgânicos

Cinza: resíduos não recicláveis, misturados ou contaminados.

Coleta SeletivaLembre-se: o lixo deve ser colocado limpo nessas lixeiras, para facilitar o trabalho de quem recicla e para que não haja perda de material.

Conhecendo essas informações, é bem mais fácil separar seu lixo reciclável. Se você tem alguma dúvida, procure um posto de coleta e informe-se. O que não vale é ficar parado! A coleta seletiva de lixo é uma atitude simples, mas que ajuda a preservar o meio ambiente, evitando o acúmulo de lixo e reaproveitando os recursos.

Bônus

Assita esse vídeo da Turma da Mônica sobre reciclagem.

2017-12-28T21:42:27+00:00

6 Comments

  1. Maia & Janke LTDA ME 27 de Abril de 2013 at 19:23

    Gostaria de saber quais são as cores dos recipientes para reciclagem de lixos mecânicos, como: borracha sujas de graxa e oleo lubrificante; estopas sujas de óleo e graxa; e um importante dado: onde por peças de metais e plasticos que não se pode separar.

    • Sampex Desentupidora 29 de Abril de 2013 at 12:43

      Olá,

      Objetos sujos devem ser colocados no cesto de cor cinza (objetos não-recicáveis, misturados e/ou contaminados). Objetos assim tão específicos podem também ser separados em sua residência e, após uma certa quantidade, levar até um posto de coleta específico desses materiais. Visite o site eCycle para auxiliá-lo nessa busca. Obrigado e continue acompanhando nosso blog! Abraços.

  2. Júh 8 de novembro de 2013 at 17:32

    Obrigada pelas dicas adorei eu estou na escola e eu achei muito utia isso obrigada

  3. Marlon de Lima 12 de novembro de 2013 at 21:03

    Qualquer resíduo contaminado com hidrocarbonetos, como óleos e lubrificantes, nós classificamos como resíduo perigoso; ou seja, cor laranja. Se for somente a borracha, como pneus velhos e correias de máquinas, classificamos como resíduo não reciclável ou não passíveis de separação; ou seja, cor cinza.

  4. jheniffer da silva fernandes 7 de Abril de 2014 at 20:56

    deixe seu mundo mais e salve o meio ambiente salve seu PALNETA

  5. Jullya 9 de Maio de 2014 at 19:06

    Bom, gostaria de saber sobre o tempo de decomposição.Vocês por acaso tem alguma materia sobre esse assunto?
    obrigada!

Comments are closed.