doenças causadas por água contaminada A água contaminada, geralmente por fezes humanas ou de animais, é uma grande vilã, que provoca graves doenças nos seres humanos. A contaminação pode se dar pela ingestão de alimentos infectados pela água durante o seu preparo ou pelo contato com a pele, durante o banho ou qualquer outra atividade.

A falta de saneamento básico (rede de esgoto ou falta de água tratada) também é parte integrante do processo de contaminação, atingindo rios, lagos, mananciais e até mesmo o mar. Esse processo se estende também para além da água, pois a contaminação e doenças podem vir de parasitas ou mosquitos que se reproduzem na água parada, como é o caso da dengue e da febre amarela. Em outros aspectos, há a contaminação da água por produtos químicos, como chumbo e flúor, que se ingeridos ou em contato com a pele, também podem provocar diversos problemas a saúde.

Algumas doenças infecciosas transmitidas pela água

 

Cólera

Causada pela bactéria Vibrio Cholerae, caracteriza-se por um caso grave de diarreia aquosa, levando rapidamente à desidratação. Pode ser adquirida também por via fecal-oral, por meio de água ou alimentos contaminados.

Diarreia Infecciosa

Vários vírus, germes, parasitas e bactérias podem contaminar a água, na maioria das vezes pela via fecal-oral, e causar quadros bem graves de diarreia.

Hepatite A

doença causada por água contaminada A Hepatite A é uma infecção viral cuja transmissão se dá pela via fecal-oral, contaminando alimentos através da falta de higiene ou do contato das fezes infectadas com a água, onde não há saneamento básico. Alguns dos sintomas são: diarreia, náusea, perda de apetite, febre, dores pelo corpo e vômitos. Uma semana após o contágio e o aparecimento dos sintomas, o paciente apresenta a icterícia, cujos sintomas são pele e olhos amarelados.

Esquistossomose

Conhecida também como doença do caramujo ou barriga d’ água, a esquistossomose é uma infecção transmitida pelo parasita Schistosoma, que vive em águas povoadas pelo caramujo e contaminada por fezes.

Leptospirose

Transmitida principalmente pelos ratos de esgoto, a leptospirose se dá por diversas formas, sendo a principal, pelo contato direto da pele humana com a água contaminada pela urina dos roedores. Febre alta, calafrios, dores pelo corpo, diarreia, náuseas e vômitos são alguns dos sintomas da doença, além da vermelhidão acentuada dos olhos.