O rato pode subir pelo esgoto até minha privada?

Rato dentro do vaso sanitárioSim. Os ratos possuem algumas caracteristicas que os ajudam muito em sua sobrevivência nos esgotos das cidades. Ratos são excelentes nadadores – podem nadar por até três dias seguidos – e apesar de haver poucos estudos científicos sobre como eles vivem nas cidades, especialistas indicam que os ossos das costelas são flexíveis o bastante para que eles possam passar por qualquer orifício do tamanho de sua cabeça. Essas habilidades permitem que eles percorram as tubulações de esgoto até encontrarem uma saída.

Outra grande habilidade dos ratos para sobreviverem nas cidades diz respeito a sua alimentação. Eles podem sobreviver consumindo os restos de alimentos que encontram nos excrementos presentes no esgoto especialmente os que não foram digeridos pelo corpo humano. Esse comportamento, além dos riscos de doenças que os ratos trazem, nos causa uma grande repulsa para com os roedores.

Rato SurfistaImagine a cena: Você entra no banheiro pensando em “sentar no trono” pra dar aquela aliviada e quando abre a tampa da privada encontra uma visita não esperada de uma ratazana. É de se assustar não é mesmo? Acha que é impossível ou mesmo difícil de acontecer? Veja abaixo como isso é não só possível mas bem provável que aconteça em casos de infestação de ratos na vizinhança.

Veja na animação abaixo, como o rato chega nadando até seu vaso sanitário.

Rato subindo no vaso sanitario pela rede de esgoto
Para minimizar o risco disso acontecer é fundamental efetuar o serviço de desratização ao menor sinal de risco de infestação de roedores.