Cuidar do meio ambiente é obrigação de todo cidadão. Muitas vezes, o ato de cuidar está em fiscalizar e/ou denunciar abusos contra o meio ambiente às autoridades competentes, a fim de evitar prejuízos ambientais que podem ser graves e afetar o ecossistema e os seres humanos.

Problemas ambientais brasileiros

DesmatamentoNo Brasil, desde a colonização, temos registros de problemas ambientais, como o desmatamento da mata atlântica, próxima ao litoral, onde 90% da área original já foi derrubada. Somado a isso e não menos importante, a Amazônia também é um local rico em beleza, fauna e flora ricas, que também é constantemente devastada pelo ser humano.

A destruição e modificação dos mangues e dunas também contribuíram para a degradação do meio ambiente. Junto com essa mudança ambiental, temos a construção de portos, casas, hotéis, extração de sal e de minérios.

Mas não foi só o litoral que sofreu problemas ambientais. O cerrado e o sertão nordestino também foram gravemente prejudicados, causando impactos ambientais gravíssimos, como a seca e a migração de animais.

IndustriaA poluição de rios e mares também são impactos ambientais causados pela ação do homem no planeta. Elas acontecem pela falta de tratamento do lixo e saneamento básico em algumas regiões bastante povoadas.

Já a poluição do ar é causada por grandes indústrias, que não se preocupam em diminuir a produção de gases nocivos à natureza, mais a frota imensa de veículos que circula no Brasil.

Acordos recentes prometem reduzir índices de poluição, enquanto leis tentam obrigar indústrias a terem sistemas de tratamento de ar e de esgoto.

Como modificar a situação?

A educação é o primeiro passo para conscientizar a população de que a situação está se agravando a cada dia que passa. Pensando nisso, algumas escolas incluem em seu sistema de ensino aulas que falam sobre o meio ambiente. O governo também divulga, periodicamente, campanhas educativas, para a população, afinal, se cada um fizer a sua parte, o mundo pode se tornar um lugar melhor para vivermos.