Caixa de leiteAs caixinhas de leite e de sucos, também conhecidas como Tetra Pak, são utilizadas por nós em larga escala todos os dias. Além de versáteis, seguras e econômicas, as caixinhas Tetra Pak também podem ser recicladas e reaproveitadas por nós, ajudando assim na preservação ambiental.

Nas cidades e bairros onde os resíduos domésticos são separados para reciclagem, as embalagens de caixinhas Tetra Pak pós-consumo, são encaminhadas para uma fábrica de reciclagem.

O processo se inicia nas indústrias de papel. É lá que acontece o processo de separação entre as camadas de plástico, alumínio e papel, presentes nas embalagens. O papel separado e reciclado é transformado em caixas de papelão, principalmente.

Já o plástico e o alumínio são reciclados por meio de diferentes tecnologias, e podem ser usados de diversas formas, como por exemplo, em conjunto para a fabricação de telhas, placas, canetas, vassouras, etc.

Segundo dados do próprio fabricante: “Em 2009, 27.1 milhões de embalagens da Tetra Pak foram recicladas em todo o mundo. Nos últimos sete anos, a reciclagem cresceu 73%. Somente no Brasil, foram recicladas cerca de 50 mil toneladas de embalagens Tetra Pak pós-consumo.”.

Reaproveitando as caixinhas de leite

Uma ótima forma de reaproveitar as caixinhas de leite ou as caixinhas Tetra Pak em geral, é através do artesanato. Além de uma atitude consciente e saudável, o processo requer apenas o uso da criatividade e da imaginação, e pode ser feito por todos nós.

Objetos de decoração como cestos, vasos, caixinha porta-objetos e tudo o mais que a sua imaginação permitir são uma ótima forma de decorar sua casa e ainda contribuir com o meio ambiente!

Abaixo, alguns exemplos de artesanato feito com esses materiais: