Como reciclar copos descartáveis?

Voltar
28 de dezembro de 2012 | 7 Comentários

Feitos de plástico, cada unidade de copo descartável demora cerca de 100 anos para se decompor no meio ambiente. Porém, o produto é totalmente reciclável e reaproveitável, se descartado da maneira correta.

Geralmente, próximo a bebedouros de uso coletivo, há também um local para descarte de copinhos já usados. A venda de copo de plástico não é lucrativa, mas é muito boa para o meio ambiente, já que a matéria-prima essencial para a fabricação do copo é o petróleo. Estima-se que as empresas de reciclagem pagam cerca de R$ 0,20 até R$ 1,00 para cada quilo de copo de plástico usado.

Reciclagem do copinho de plástico

Após ser recolhido em usinas de reciclagem e separado em estações específicas, os copinhos de plástico, assim como demais produtos com a mesma matéria-prima, são triturados e transformados em grãos. Durante o processo, água e detergente são utilizados para higienizar os copos.

como reciclar copos descartáveis?Depois disso, estes polímeros estão prontos para serem transformados em matéria-prima na confecção de outros materiais de plástico, como pratos e talheres descartáveis.

Geralmente, os fabricantes de copos plásticos usam o material granulado para a confecção do produto. Semelhantes a pequenas bolinhas, esses plásticos são submetidos à alta temperatura e moldados para que tenham o formato desejado.
 
 
 

E os copinhos de isopor?

Copo de IsoporAssim como os copos de plástico, os copos térmicos de isopor têm o petróleo em sua composição como matéria essencial na produção, uma fonte não renovável e com grande impacto ambiental na extração. Chamado tecnicamente de poliestireno, o isopor pode ser reciclado de três diferentes formas:

  • Reciclagem mecânica: o isopor inutilizado vira matéria-prima para produção de outros itens de plástico;
  • Reciclagem química: após muitos processos químicos, o isopor é utilizado para fabricação de óleos e gases industriais;
  • Reciclagem energética: esse tipo de reciclagem utiliza o poliestireno para a recuperação de energia, devido à alta quantidade de carbono e hidrogênio.
Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários:

Desculpe, o formulário de comentários esta fechado neste momente.

  1. Gostaria de receber o nome de empresas que façam a reciclagem de copinhos descartáveis. Temos uma associação no município e estamos com dificuldade de vender este material. Grande quantidade é coletada mensalmente, mas estamos tendo que encaminhar para o aterro em razão de não estarmos encontrando alternativa.

    • Sampex Desentupidora15 de fevereiro de 2013 - 10:22

      Olá Eliana!

      Você pode encaminhar estes copinhos para Ecopontos espalhados por vários endereços da cidade, lá eles encaminharam os copinhos para o descarte correto. Cliquei aqui e veja o Ecoponto mais perto da sua associação.

      Abs.

  2. porque os materiais como: copos,pratos e talheres com potencial pra reciclagem não são normalmente reciclados ?

    • Sampex Desentupidora11 de março de 2013 - 13:11

      Olá Eduarda!

      Isso talvez seja uma questão de desinformação por parte da população que talvez não saiba que estes produtos podem e devem ser descartados, ou talvez, porque não sabem onde descartar e também pela falta de costume do brasileiro quando o assunto é a reciclagem.

      Por isso a importância em aumentar a divulgação de assuntos como a reciclagem e começar a educar as crianças desde pequenas, para que elas cresçam ajudando o meio ambiente por meio da reciclagem de resíduos e outras atitudes que fazem bem para o Planeta.

      Abs.

  3. Conhecem alguma empresa de reciclagem de copos e papeis no Estado de Rondônia ou próximo?
    Estamos passando pelas mesmas dificuldades da Eliana.

    • Sampex Desentupidora30 de abril de 2013 - 12:46

      Olá Débora,

      procure informações nesse site. O eCycle reune localização de postos de coleta de produtos do Brasil inteiro por CEP. Boa sorte e continue nos acompanhando! Abraços.

  4. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it is really informative. I’m gonna watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future. A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!

Desentupidora Sampex (11)5669-3000 - (11)5055-8000 24hAtendimento7 dias por semana