Feitos de plástico, cada unidade de copo descartável demora cerca de 100 anos para se decompor no meio ambiente. Porém, o produto é totalmente reciclável e reaproveitável, se descartado da maneira correta.

Geralmente, próximo a bebedouros de uso coletivo, há também um local para descarte de copinhos já usados. A venda de copo de plástico não é lucrativa, mas é muito boa para o meio ambiente, já que a matéria-prima essencial para a fabricação do copo é o petróleo. Estima-se que as empresas de reciclagem pagam cerca de R$ 0,20 até R$ 1,00 para cada quilo de copo de plástico usado.

Reciclagem do copinho de plástico

Após ser recolhido em usinas de reciclagem e separado em estações específicas, os copinhos de plástico, assim como demais produtos com a mesma matéria-prima, são triturados e transformados em grãos. Durante o processo, água e detergente são utilizados para higienizar os copos.

como reciclar copos descartáveis?Depois disso, estes polímeros estão prontos para serem transformados em matéria-prima na confecção de outros materiais de plástico, como pratos e talheres descartáveis.

Geralmente, os fabricantes de copos plásticos usam o material granulado para a confecção do produto. Semelhantes a pequenas bolinhas, esses plásticos são submetidos à alta temperatura e moldados para que tenham o formato desejado.
 
 
 

E os copinhos de isopor?

Copo de IsoporAssim como os copos de plástico, os copos térmicos de isopor têm o petróleo em sua composição como matéria essencial na produção, uma fonte não renovável e com grande impacto ambiental na extração. Chamado tecnicamente de poliestireno, o isopor pode ser reciclado de três diferentes formas:

  • Reciclagem mecânica: o isopor inutilizado vira matéria-prima para produção de outros itens de plástico;
  • Reciclagem química: após muitos processos químicos, o isopor é utilizado para fabricação de óleos e gases industriais;
  • Reciclagem energética: esse tipo de reciclagem utiliza o poliestireno para a recuperação de energia, devido à alta quantidade de carbono e hidrogênio.