Porque as minhocas são importantes para o solo?

Todos sabem que as minhocas vivem debaixo da terra, mas nem todos entendem a importância desses bichinhos para o solo e para o meio ambiente como um todo. Confira, abaixo:

porque as minhocas são importantes para o solo?

  • A minhoca é um animal invertebrado, que possui o corpo longo formado por alguns anéis. Isso ajuda no fato de viver debaixo do solo, já que facilita sua locomoção;
  • O primeiro motivo pelo qual a minhoca é importante para o solo é que ela se alimenta dos restos orgânicos que ficam depositados na terra, seja de animais ou vegetais. Por isso, ela é chamada de detritívora;
  • Por alimentarem-se destes restos de alimentos, a minhoca elimina suas fezes no solo e, com a ação das bactérias sobre estes restos alimentares, é produzido o húmus.

Húmus: um bem para o meio ambiente

O húmus faz parte das plantações e serve como um adubo natural que agiliza o processo de crescimento dos vegetais, frutas e etc. Isso acontece porque esta substância possui nitrogênio, potássio e fósforo, substâncias essenciais para ajudar no fortalecimento e desenvolvimento das plantas.

minhoca no soloMas não para por aí: o simples movimento destes invertebrados no solo faz diversos túneis que ajudam na ventilação das raízes das plantas e também facilitam a penetração de água das chuvas, fazendo com que as raízes absorvam mais líquidos e se fortaleçam muito mais rápido.

Como as minhocas podem viver até 16 anos e sua reprodução é muito rápida, cada minhoca consegue colocar uma média de 15 milhões de ovos em sua vida inteira, o que facilita ainda mais a produção de húmus e aumenta os benefícios que traz ao solo.

Agora, quando você pensar em minhocas, pense também no benefício que elas trazem para o meio ambiente e na importância delas para as plantas e para a natureza. Certamente, seu conceito sobre esse bichinho mudará.