Embora as moscas domésticas não piquem, elas podem transmitir diversas doenças para os seres humanos, devido ao seu hábito de colocar os ovos em locais sujos e depois pousar em alimentos que são deixados expostos, nos contaminando depois que os consumimos. As principais doenças causadas e transmitidas pelas moscas são: conjuntivite, febre tifoide, tuberculose, diarreia, entre outras.

Embora a tuberculose seja provocada por um vírus, a mosca também pode transmiti-la para o ser humano. Isso porque ela se contamina através dos patógenos que são coletados nos lixos ou em locais onde as moscas pousam e depois são depositados na comida dos animais e dos humanos através das fezes ou apenas no simples contato destes insetos com o alimento.

Outra doença que a mosca doméstica pode causar é a erisipela, causada pela bactéria Streptcoccus pyogenes. Apesar de o nome não ser muito conhecido, a erisipela causa bastante incômodo, febre alta, muita vermelhidão, dor e inchaço na região da pele onde houve a contaminação.

Previna-se!

Para se prevenir contra as doenças transmitidas pelas moscas, o ideal é manter os alimentos guardados em recipientes com tampa ou cobertos. Além disso, não deixe restos de alimentos espalhados, assim como fezes de animais ou qualquer vestígio de lixo no ambiente. Essas são algumas das maneiras de evitar a proliferação de moscas.

A utilização de telas e redes de proteção em locais onde há muita abertura e é realizado o preparo de alimentos também é uma forma de prevenir o aparecimento de moscas. Fique atento!